Saiba Como registrar e obter a liberação de funcionamento de uma agroindústria

Desenvolvimento de projetos agroindustriais

  • 23 de novembro de 2018
  • Fernando Moschen
  • Legislação

Saiba Como registrar e obter a liberação de funcionamento de uma agroindústria

Para comercializar um produto como carne, derivados de leite, ovos e mel é necessário a autorização junto ao órgão fiscalizador (serviço de inspeção municipal - SIM, serviço de inspeção estadual - SIE ou serviço de federal - SIF). A empresa ou produtor rural deve cumprir uma série de normas para aprovação do estabelecimento. Vamos entender cada passo necessário para essa liberação.

-  Aprovação do terreno

Para início de qualquer atividade, se faz necessário:

Pedido de aprovação do terreno, onde é avaliado a localização, fontes poluidoras, disponibilidade de água e tratamento de efluentes.

Este pedido é feito mediante requerimento dirigido ao chefe do serviço de inspeção.

Após inspecionada e aprovada a área para a finalidade proposta através do Laudo de Inspeção de Terreno, é possível dar prosseguimento ao pedido com a elaboração de um projeto detalhado, de acordo com as seguintes orientações:

- Aprovação do Projeto

O projeto será encaminhado para análise do serviço de inspeção com os seguintes documentos:

  1. Requerimento do pretendente no qual solicita aprovação prévia do projeto;
  2. Memorial descritivo da construção;
  3. Memorial Econômico-Sanitário;
  4. Termo de compromisso;
  5. Parecer(es) da(s) Secretaria(s) de Saúde e/ou Prefeitura;
  6. Licença Ambiental;
  7. A RT do engenheiro responsável pelo projeto e dos memoriais - CREA da região;
  8. Plantas: situação, baixa, fachadas, cortes, detalhes de equipamentos, fluxo de produção e hidro-sanitária.

 

Após análise do serviço de inspeção se o mesmo for aprovado está autorizado o início da construção ou reforma.

 

- Construção

Nenhuma alteração poderá ser procedida no projeto aprovado previamente, sem a devida consulta ao órgão fiscalizador.

Nesta etapa é importante observar todos os detalhes descritos nos memoriais e projetos para evitar atrasos na liberação do funcionamento das atividades.

Após o término das obras deve ser solicitado ao serviço de inspeção uma visita para então ser realizado o Laudo Técnico Sanitário do Estabelecimento, o qual comprovara a conclusão da obra conforme aprovado no projeto.

- Funcionamento

Após concluídas as obras e instalações, deve ser apresentado ao órgão fiscalizador os formulários de registros de produto e o controle de qualidade a ser implantado. Aprovado a documentação a empresa estará liberada para o funcionamento.

Ficou com alguma dúvida? Precisa projetar o seu novo negócio? Venha para a Agroenge. Acesse agora mesmo https://agroenge.com/contato ou entre em contato pelo telefone.

Fonte:

Sobre o Autor

Fernando Moschen

Possui graduação no curso superior de Tecnologia em Alimentos na Univesidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Francisco Beltrão. Possui curso Tecnico em Agroindustria pelo TECXEL (2006). Participou em curso de profissionalização na Italia pela Agencia de desenvolvimento do sudoeste do Paraná (2008). Possui estagio na empresa VALFORM di BERNARDI PAOLO & C. Martiniana Po ( Cuneo ). Atualmente atua como tecnólogo em alimento na empresa Agroenge e consultor do agronegócio do Sebrae Paraná.

Atendemos todo o universo da agroindústria.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a Agroenge a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.